top of page
Jonathan Feijó Ponte

Abordagem Psicológica

A abordagem terapêutica é definida de forma individualizada, considerando as necessidades, demandas e características de cada paciente. A prática clínica é sustentada por uma formação plural, que integra diferentes referenciais teóricos conforme o caso avaliado.

A Psicoterapia Psicanalítica é utilizada em atendimentos voltados para questões emocionais profundas e relacionais, como traumas infantis, conflitos familiares (relações com pais e conjugalidade), sexualidade e orientação sexual, bem como em quadros de sofrimento psíquico mais complexos, incluindo o Transtorno de Personalidade Borderline. Essa abordagem favorece a compreensão dos processos emocionais, dos vínculos e dos aspectos inconscientes que influenciam o comportamento e as relações.

Em outros contextos, especialmente quando há necessidade de uma compreensão mais objetiva do comportamento, é realizada uma avaliação com base na Análise do Comportamento. Essa perspectiva é utilizada, por exemplo, na investigação de transtornos do desenvolvimento em crianças, fobias, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e durante processos de avaliação psicológica para Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

No atendimento a pessoas com TEA e Deficiência Intelectual, é utilizada a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com foco no desenvolvimento de habilidades, promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida, sempre respeitando o ritmo, as potencialidades e o contexto familiar de cada indivíduo.

As avaliações psicológicas para procedimentos cirúrgicos, como cirurgia bariátrica e vasectomia, são realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de testes psicológicos de personalidade, conforme os critérios técnicos e éticos da profissão.

No atendimento infantil, a intervenção ocorre de forma predominantemente lúdica, utilizando brinquedos, jogos, atividades dirigidas e recursos projetivos, como desenhos e pinturas, que facilitam a expressão emocional e a comunicação da criança.

 

Já no atendimento com adolescentes, além das estratégias lúdicas, são utilizados jogos de tabuleiro e educativos, atividades estruturadas e recursos on-line, favorecendo o engajamento e a construção do vínculo terapêutico para uma experiência emocional corretiva.

Contato

Dúvidas e perguntas, entre em contato comigo:

Contato Jonathan Psicólogo

​Jonathan Feijó Ponte CRP:11/05010

​Rua Barão do Rio Branco,1071.Ed. Lobras

​9°andar, sala 919. Centro -Fortaleza/CE.

 

Tel: (85) 9.9662-9227 (Whatsapp)

 

Tel: (85) 3021-7666 (Fixo)

e-mail: jonathanfeijoponte@gmail.com

whatsapp.webp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Obrigado pelo envio! Retorno em breve!

© 2026  Jonathan Feijó Ponte

bottom of page