top of page

Dicas básicas para lidar com o estresse

Atualizado: 27 de mar.

O estresse é um dos primeiros sinais de que o organismo está ameaçado e em desequilíbrio. Muitos problemas psicológicos advém inicialmente do estresse, passam para a ansiedade e depois para a depressão.


Aprenda a cuidar de sua saúde mental de forma preventiva. Abaixo seguem algumas dicas básicas práticas para lidar com o estresse:


1. Dormir e descansar

Procure melhorar a qualidade do seu sono com atitudes simples como reduzir o uso de telas a noite, estabelecer uma rotina de preparação para o sono, reduzir a iluminação, tomar um banho relaxante e alimentar-se com alimentos leves a noite. Descansar o corpo e a mente são fundamentais para controlar o estresse. Evite pensar em problemas nos momentos de descanso e ao deitar para dormir.


2. Momentos de lazer

Insira momentos de lazer. Procure atividades que você tenha prazer em realizar e gratifique-se com esses estímulos diariamente.


3. Equilibrar mais a alimentação

Procure alimentar-se de forma mais saudável procurando alimentos mais naturais e com variedade que inclua frutas e verduras. Evite cafeína, energéticos e outros psicoativos ou alimentos que agitem.

4. Praticar atividade física

Atividade física como prática esportiva, musculação, caminhada e ginástica praticadas semanalmente pelo menos 3 dias em 30 min. ajudam consideravelmente a reduzir o grau do estresse.


5. Bons hábitos

Desenvolva bons hábitos como ter um “hobby”, um passatempo, como ler um bom livro, sorrir, participar de atividades culturais, agradecer e cultivar as amizades e relacionamentos afetivos.


6. Assuma o controle

Encontre soluções para os seus problemas. Faça o exercício de anotar os problemas que estão te afetando e tente encontrar soluções para os mesmos em seguida.

7. Organizar melhor a rotina semanal e gerencie o tempo

Um dos maiores fatores estressógenos, principalmente diante de uma pandemia e de trabalho home office, é a rotina estendida e a permanência constante no ambiente do lar sem sair de casa. Dessa forma, organizar a rotina de forma mais estruturada auxilia na incidência do estresse e em dividir melhor trabalho de tempo livre.


8. Incluir momentos de pausa durante o turno de trabalho

Durante o trabalho, quando estiver sinalizando que está cansado (a), determine pequenas pausas de 10 min. para se reorganizar. Mesmos com essas pausas, o seu trabalho pode ser mais produtivo.

9. Aprenda a dizer NÃO

Necessário aprender a assumir as responsabilidades e obrigações próprias do trabalho, estudo, etc. No entanto, muitas nos sobrecarregamos com problemas dos outros e variáveis que não controlamos, por isso aprenda a dizer NÃO e lide com os seus próprios problemas que já são suficientes para o (a) estressar.


10. Calmantes naturais

Quando o estresse é leve pode-se utilizar substâncias naturais com comprovação científica como o suco de maracujá da fruta, chá de camomila, chá de erva-doce, valeriana, capim-limão, lavanda, etc.


11. Tome um banho relaxante

Em situações críticas onde o estresse está muito elevado a alternativa de tomar um banho relaxante pode ser valida para acalmar os ânimos e reorganizar-se. Diminuindo o ritmo do organismo.

12. Escute música (musicoterapia)

A musicoterapia é uma técnica eficaz quando se está estressado(a). Nesse caso, coloque uma música de sua preferência que acalme, tranquilize e traga boas lembranças e sensações.


13. Refletir sobre as causas do estresse e priorizar atitudes práticas

Você pode criar um “caderno do estresse” onde registre os momentos piores do estresse e ajude a mapear quais os fatores estressógenos e situações críticas onde você fica mais tensa e ansiosa para a prender a reagir de forma mais adaptativa.


14. Pensamento positivo

Tenha sempre um pensamento positivo e avalie as situações de forma racional sem criar falsas ideias e sem maximizar os problemas. Pergunte-se “vale a pena eu me estressar com isso?”. Foque em uma solução e não em reclamar e se martirizar.


15. Faça Terapia

A psicoterapia pode ajudar a trabalhar questões emocionais mais profundas que podem provocar ou ser uma das causas importantes do estresse, assim como ajudar a gerir melhor as suas emoções.


16. Pratique Meditação

Separe de 5 a 10 min. do seu dia, pode ser pela manhã ou a noite para respirar e se conscientizar de si mesmo (a). Técnicas de meditação como Mindfulness (atenção plena) ajudam a acalmar a mente e reduzir o estresse.





59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page